31.8.07

13h 50, o encanador saiu e disse:
- Só pode usar amanhã à tarde. A patente e o chuveiro.

A privada tava meio entupindo e tal.
E o chuveiro tava vazando no apartamento de baixo.
Coisa assim.

Desenhei o encanador enquanto
ele trabalhava. Ele disse que gostou


Tinha uma parada de plástico na privada.
A pergunta que não quer calar: quem jogou?
Aposto que foi antes da gente se mudar pra cá.

O mais interessante é, assim que o encanador saiu, eu lembrei que precisava tomar banho e fiquei apertado.

29.8.07

Você encontrou o que estava procurando?

Tava de bobeira, dando uma olhada no Site Meter desse blog... cara, eu me divirto muito com isso.

Tá certo que tem os que entraram porque quiseram, tá certo que tem os que entraram por Fotolog, Flickr, YouTube, pelo blog do Garagem, pelo meu perfil do orkut, pelos feeds que ponho no orkut, por comentários meus em outros blogs etc.
Isso tá certo. Tá certíssimo.

Mas tem umas coisas muito boas.
Muito boas mesmo.

Sempre tem uns caras procurando por jebar. Aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, por exemplo.

Mas o cara sair procurando tablatura do Joelho de Porco e entrar nesse blog é coisa que eu não esperava. Alguém procurando qualquer coisa relacionada à palavra "lindinha" e cair nesse blog eu não esperava.
E, definitivamente, alguém perguntando pro Google como pode ouvir a banda Queen através da internete eu não esperava. E o cara foi persistente, jebar437 só aparece na página 9.

Fazer o seguinte:
Se esse camarada voltar por aqui, ele vai encontrar a sua resposta. Melhor! Vai ouvir e ver o Queen! O clipe é palha, mas a música é legal.


"Como posso ouvir a banda Queen através da internete?" Clica aqui.

Pô, 9 páginas!

Três pratos de sopa de feijão.

And counting...

27.8.07

Eco, eco, eco
Quanto eco que eu ouço
Talvez eu não tenha nada na cabeça

(agradecimentos a Áurea Annes, o fake mais real de todo orkut)
Galera louca, um faz uma piada, todos riem menos um.
- Cê é muito lerdo, Maico!
- Você que é!

O primeiro pára por alguns segundos. Processa a informação. "Você que é!" Acho que eu chamei ele de alguma coisa. Pera. Peraí.

- Ô, Maico, que que é que eu falei que cê era?

10.8.07

Samba, Esquema e Rock entrevistam Programa Garagem

(Entrevista que o pessoal do samba, esquema e rock fez com a Equipe Garagem, publicada no dia 10 de agosto de 2007.
As chaves no meio das respostas são os comentários deles)

Daí a gente topou no meio da Rádio com o pessoal do Garagem, programa que traz músicas de bandas independentes locais ou regionais ou nacionais ou internacionais do mundo todo, além de entrevistas, poemas e uma abertura que, hã... deixa. O programa é comandado pelo Thiago Soares, eterno estagiário do Rádio 1 (foi co’a gente que ele aprendeu tudo que o Garagem sabe), pela Lizandra Gomes, pelo César L. Miguel e pelo Alexandre Gaioto. Eles são bem novos, na juventude dos seus 19 anos e são bem sérios também. Eu não vou colocar o horário do programa aqui porque eu não sei. Nem no blog deles tem. Tem?

Daí a gente perguntou assim e eles responderam assim:

SAMBA É verdade que o Garagem quer ser o Rádio 1?
THIAGO Tanto é verdade que antes de começar o Garagem eu “trabalhei” no Rádio 1. Porém me descobriram e me demitiram.
GOMES Aquele programinha indie?! Nem morta... [Ah, você gosta, vai... Mó indie vocês!]
CÉSAR
A única [É a única? Achei que fossem mais coisas.] coisa que eu invejo o Rádio 1 é que eles levaram uma banda inteira pra dentro do Estúdio B. Isso é uma coisa que eu ainda não engoli. [É verdade. Baixo, duas guitarras, bateria, cinco da banda -- o De.Lorean -- e a gente lá dentro. Quem conhece o famoso Estúdio B das suntuosas instalações da Rádio Universitária Cesumar FM sabe o que isso significa.].
GAIOTO Como diria Humberto Gessinger: “Carlos Maaaltz!”.

ESQUEMA É verdade que o Garagem quer derrubar o Rádio 1?
THIAGO Isso nós já fizemos.
GOMES Com certeza, aquele programinha indie...
CÉSAR Nunca foi nosso objetivo, mas fico feliz que o fizemos.
GAIOTO Elias Gomes de Paula seria encarregado de administrar as execuções no paredão.

[Todas as respostas acima não condizem com a realidade. Que jornalistas s(er)ão vocês?!]

ROCK
Aquela abertura do Garagem, com a coisa de toca uma e tal... a gente ouviu e chegou à conclusão de que é um estímulo à masturbação da juventude. É verdade?
THIAGO Não. Aquelas frases são clichês de bandas de Garagem. [Ah, tá...]
GOMES Sério?! [Não sei... é o que eu perguntei.]
CÉSAR Faltou uma crase ali antes de “masturbação”, cara. [Você viu que foi corrigido. Obrigado.]
GAIOTO Fale com o meu advogado.

SAMBA Aliás, como vocês conseguiram enganar o povo da Rádio e passar aquela abertura?, porque esse dias a gente ia tocar uma música do disco novo da Orquestra Imperial, "Ereção", e eles não deixaram. Masturbação pode, mas ereção não...
THIAGO Não enganamos.
GOMES Hã?
CÉSAR Eu não costumo ir à Rádio, também não sei.
GAIOTO Dr. Renato Rezende. Contato: 44 9115 8099.

ESQUEMA Qual programa vocês gostam mais, do Garagem ou do Rádio 1?
THIAGO O que eu mais gosto é o Estação Jovem.
GOMES Eu não ouço nenhum dos dois. [Nem eu!]
CÉSAR O que eu gosto menos é o Garagem, tenho que ouvir cada um pelo menos umas três vezes.
GAIOTO Eu gosto do Manhattan Connection. [Mainardi?! Sempre desconfiei que você fosse um canalha, Gaioto! Hahaha! Mas aquela sua matéria sobre o show do Chico fez eu me enganar.]

ROCK Das bandas que vocês entrevistaram no programa, qual a pior de todas? E qual a pior de todas, todas, todas de Maringá?
THIAGO Só entrevistamos bandas boas. Na verdade, Maringá só tem banda boa. [Esse é um assunto pra uma possível próxima enquete.]
GOMES As piores bandas que a gente já entrevistou são as indies [Todas! Hahaha!] (menos Superguidis que o povo considera indie, mas eu não, porque é bom pra cacete!).
CÉSAR O Michels é meu amigo, cara, não vou falar da banda dele.
GAIOTO Certamente vou tergiversar.

SAMBA Qual o melhor disco de samba que você já ouviu?
THIAGO Não sei qual é o melhor. O último que eu ouvi foi um do Seu Jorge, mas não gostei muito. [Qual?]
GOMES Demônios da Garoa. [Boa!]
CÉSAR O melhor eu não sei, mas o mais caro foi um ao vivo do Chico que eu paguei uns 80 pila [Qual? Me empresta?]. Pra compensar comprei dois boxes de CDs de jazz por 16 pila cada um.
GAIOTO “Francisco Buarque de Hollanda” (1966). [Genial! Você não é um canalha, Gaioto. Aliás, já é a segunda vez que esse disco é citado nessas entrevistas.]

ESQUEMA O que vocês acham do Caetano Veloso?
THIAGO Acho ele um velhinho engraçado.
GOMES Eu acho que o Caetano é melhor que o Chico [Tá de igual pá igual, hein?]. Também dou graças a deus que ele cortou o cabelo.
CÉSAR Caetano não é melhor que Chico nem fodendo. Só gosto dos seus early days [Que vão até quando mais ou menos?]. Também acho que alguém devia avisar ele que ele não sabe fazer rock.
GAIOTO Desnecessário. O grande azar de Caetano nascer no país de Buarque.

ROCK Thiago, quantos anos você tem? Você tem artrose, artrite, cabelo branco, e outros males relacionados à velhice?
THIAGO Tenho 19 anos e minha saúde é perfeita. [Sincero, mas ele é tão sério que eu desconfio da resposta. Olha que resposta séria! Acho que ele é mais velho. Bem mais.]
GOMES É mentira, ele tem escoliose. [Hahahaha!]
CÉSAR Ele também tem uma coisa louca que é ficar desmaiando por aí. [Caso pr’um rehab.]
GAIOTO Ele resmunga pra caralho! Velho resmungão!

SAMBA O Gaioto vai ser o próximo astro da cena musical Maringaense?
THIAGO Não, o Gaioto só faz bosta. Desde sua extinta banda até seus projetos solos.
GOMES Prfff... Nunca, coitadinho!
CÉSAR Todo mundo sabe que o próximo astro da cena maringaense é o Três Centavos.Todo mundo. [A banda do Gaioto chama Três Centavos? Nunca ouvi, mas o nome é péssimo!]
GAIOTO Assim como Mozart e Chopin, fui classificado (ainda em tenra idade) como um gênio precoce. Com sete anos compus uma polonaise e uma marcha militar de notável resultado. Sou um gênio, admito.

ESQUEMA Falando nisso, o que você acham da cena maringaense?
THIAGO Acho muito unida. Todo mundo gosta de todo mundo, ninguém fala mal de ninguém. [Não falei que ele é sério?]
GOMES Acho que todo mundo promove a concórdia!
CÉSAR As bandas se reúnem pra falar mal da gente.
GAIOTO Vaidosa demais.

ROCK Outra dúvida que me deixa intrigado: quem corta o cabelo do César?
THIAGO Ele mesmo.
GOMES É verdade.
CÉSAR Tô pensando em abrir um salão, que achas, querido? [Continua com o Garagem...]
GAIOTO É o Jassa!

SAMBA Vocês entrevistaram o Moreira, que é um fake e tal e tá fazendo sucesso, parece. Vocês tão querem copiar esse blog também? Já não basta copiar o Rádio 1?
T
HIAGO Na verdade fizemos essa entrevista antes do blog de vocês existir, porém temos muita preguiça de atualizar o blog. [Você não dá risada nunca?]
GOMES Aquele bloguezinho de indie...[admitiu!]
CÉSAR Inclusive lembrei que tenho que publicar uma resenha de um show do Mister Lúdico e dos Tickets há uns dois meses. Tá lá no meu desktop pra eu não esquecer.

ESQUEMA
Brincadeira... Falando em Moreira, é verdade que o verdadeiro é quase igual (fisicamente) ao fake, só que loiro?
THIAGO A última vez que vi ele (que foi durante a entrevista) ele estava ruivo. Hoje já não sei.
GOMES Só Thiago tem intimidade com ele.
CÉSAR Ele não tem vitiligo?
GAIOTO Ouvi dizer que o Moreira é um esportista competitivo e enquanto desafia os colegas em eletrizantes partidas de bocha, grita furiosamente inúmeros palavrões em sânscrito.

ROCK Tem alguma banda de Maringá que vocês jamais levariam no Garagem? Por quê?
THIAGO Bandas que só fazem cover. Não tem uma que preste.
GOMES A gente já levou bandas ruins no Garagem [Nomes!, queremos nomes!], mas acho que bandas covers não flagram nada, como diria César L. Miguel.
CÉSAR Eu nunca levaria o Três Centavos. Eu não tenho carro e eles são muito chatos.
GAIOTO Tá tudo bem, tá tudo bom.

SAMBA Vocês pagam jabá pro jornal “O Diário”? [Pergunta acrescentada pelo próprio povo do Garagem. Não adianta revelar: vai ter de continuar pagando.]
THIAGO Sim. Todo mês enviamos quantias generosas para o Alonso.
GOMES Alguém tá pagando a minha parte, porque eu nem tava sabendo.
CÉSAR Eu pago pro Massalli. Tô tentando passar de ano. [Hahaha! Ele comentou mesmo...]
GAIOTO Além da quantia enviada mensalmente em duas malas pretas aos cuidados de Alonso, somos obrigados a marcar presença em eventos sociais que a prefeitura realiza em parceria com o jornal. Não é raro encontrar algum membro do Programa Garagem animando fartos almoços em comunidades carentes ou participando de tarde de autógrafos em pontos turísticos da cidade.

ESQUEMA Vai, pra terminar, achincalha alguma banda da cidade, só pra dar polêmica...
THIAGO Um dia, um rapaz muito simpático me disse: “vocês do Garagem precisam parar de promover a discórdia! Precisam promover a concórdia.” Segui os conselhos dele. Recomendo a todos que visitem Concórdia, é uma bela cidade.
GOMES Toda banda indie é pop [É verdade, vide o Justin Timberlake].
CÉSAR Nunca vi um show do Kicking Bullets, não posso falar com propriedade se é ruim ou não. Outra banda que eu pretendo nunca assistir shows é o Três Centavos. Dizem que o baixista é um tapado. Inclusive, eles vão tocar dia 23/08 no MPB e universitário com RA não paga. Mas isso não interessa, eu não vou. [Quero convites de graça; pra mim e pra toda população amiga que visita esse espaço ridículo.]
GAIOTO Depois de ser ameaçado por cartas (com textos escritos com letras recortadas de jornais e revistas, e com inúmeros erros gramaticais, diga-se de passagem), tomar uma sova no meio da rua não me pareceu uma coisa muito bacana. Os diversos telefonemas a cobrar (malditos!) fizeram com que muitos amigos ficassem preocupados com a minha integridade física. Desde então, o meu advogado pessoal, doutor Renato Rezende, aconselhou-me a não criticar nenhuma banda “por mais ruim (sic) que seja, Alexandre, diga sempre que tá tudo bem, tá tudo bom”.

ROCK Obrigado.
CÉSAR ‘Nada, ouçam Jaco Pastorius, Chick Corea e Victor Wooten. [Legal!]

7.8.07

O horror! O horror! Pt. III

OBITUÁRIO DE SERES INANIMADOS

Último óbito registrado:
07.08.07, 22h 24: Resistência da ducha

Óbitos no último ano:
31.07.07, 14h 17: Televisão

Em estado vegetativo:
Desde o dia 25.05.07: Privada

6.8.07

Sete, zero-zero-sete Pt. II


- Que horas?
- Três. Cinco pras três.

2.8.07

O camaleão MTV

De certa forma, pode-se dizer que os clipes de música surgiram com a primeira transmissão da Music Television, a MTV, no dia 1º de agosto de 1981. Era uma proposta revolucionária: uma emissora voltada para o público jovem com uma programação fundamentada em música. São 26 anos de história e muita, muita coisa mudou...

(matéria de Fabio Massalli publicada n’O Diário do Norte do Paraná, em 1º de agosto de 2007)

Certamente, a MTV não inventou o videoclipe. Antes da emissora, em meados dos anos 80, muitos artistas já usavam uma linguagem parecida para divulgar suas músicas através da televisão -- que o digam os Beatles e David Bowie --, mas, certamente, o formato se popularizou através do canal norte-americano que chegou ao Brasil em 1990.


Com a popularização da MTV, os clipes se tornaram uma categoria à parte no interesse dos jovens. O visual era quase tão importante quanto a música. E, a partir dos anos 80, os próprios músicos tiveram que se adaptar. Quem quisesse fazer sucesso tinha que estar na MTV. Quem compreendeu de imediato essa nova realidade se transformou em ídolo quase que da noite para o dia. Naquela época Michael Jackson ainda era negro e quebrava recordes dançando ao lado de zumbis, e Madonna ainda se sentia like a virgin.

Durante muito tempo era praticamente obrigatório para os músicos terem videoclipes de suas principais músicas na MTV para fazerem sucesso. Foi um fenômeno que atingiu desde os então novatos, como U2, Duran Duran, A-Ha, até monstros consagrados do rock, como Queen, Rolling Stones e Paul McCartney.

Muitos diretores também mergulharam nessa fonte, se especializaram e se lançaram produzindo e dirigindo os vídeos para as novas estrelas que surgiram com a MTV. Eles criaram uma linguagem própria, com muita velocidade na tela. É o caso de David Fincher, diretor de “Zodíaco” e “Clube da Luta” e que também assinou videoclipes de Madonna como “Vogue”.

Mas se no “Thriller”, de Michael Jackson (um dos símbolos do videoclipe), em que a mocinha consegue escapar dos mortos-vivos que a perseguiam, na MTV os próprios clipes não resistiram ao passar dos anos. Lentamente, a Music Television deixou de ser Televisão de Música.


É verdade que fazia muitos anos que a MTV não era apenas um canal que exibia apenas clipes de música. A emissora exibia, por exemplo, desenhos que primavam pelo politicamente incorreto ou pela sátira. Muitas dessas animações extrapolaram a telinha da TV e entraram de sola no cinema e na própria cultura popular. É o caso da aloprada dupla Beavis & Butt-Head e das crianças boca-sujas de South Park, que ganharam, cada um, seu longa de animação.

Mas a metamorfose sofria pela MTV, no melhor estilo do camaleão David Bowie, não se limitou aos desenhos animados que os adolescentes adoravam e os pais abominavam. A emissora passou a investir em programas dos mais variados estilos, desde reality shows até as mais variadas versões de programas de auditório.

Na atual grade da programação da MTV Brasil, por exemplo, apenas três programas trazem clipes: MTV Lab, MTV 5 e Yo! MTV. O Disk MTV, que era uma espécie de parada dos clipes mais pedidos, simplesmente desapareceu. Programas ligados diretamente à música também não são muitos: Especial MTV Estúdio Coca-Cola e Rally MTV.

Sem qualquer ligação musical são programas no total, muitos exibidos em horários nobres. Há espaço para concurso de modelos, programas de namoro (inclusive com a participação de casais homossexuais), debate sobre futebol, transmissão de campeonato amador entre times formados por músicos, tira-dúvidas sexual, humorísticos, satíricos, programas de entrevistas, jornalismo e reportagens sobre música e vários reality shows importados da MTV norte-americana.

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Na atual grade de programação da MTV está um programa que deve causar pesadelos em alguns astros da mídia e no público mais conservador. Em uma animação norte-americana extremamente violenta chamada Celebrity Deathmatch celebridades duelam em um vale-tudo até a morte com muito, muito sangue. Os duelos já trouxeram confrontos como Britney Spears vs. Christina Aguilera, 'N Sync vs. Backstreet Boys e Axl Rose vs. Slash, entre outros.

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A MTV Brasil hoje tem dois músicos polêmicos no seu quadro de VJs: João Gordo e Lobão. Lobão, inclusive, durante sua briga com as gravadoras, criticou muito o Acústico MTV, antes de ele mesmo gravar um disco com esse formato.


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Um dos reality shows de maior audiência da história da MTV foi The Osbournes. A séria mostrava o dia-a-dia da família desajustada do roqueiro Ozzy Osbourne, ex-vocalista do Black Sabbath.


Internet foi um dos fatores da mudança

Os estudantes de jornalismo César L. Miguel e Alexandre Gaioto, que produzem o Programa Garagem sobre música independente na Rádio Cesumar, acreditam que um dos fatores que levaram a essa mudança na programação da MTV foi a internet. Eles fazem parte da geração que cresceu assistindo à MTV. “A MTV perdeu a força política. Pela internet, as pessoas não precisam esperar a programação da emissora para verem e ouviram o que gosta ou descobrir novas bandas”, diz Gaioto. “Agora o pessoal pode ver o clipe que quiser na internet e não o que o jabá põe na MTV”, diz Miguel, que toca na banda Três Centavos.

Para eles, um exemplo de independência que as bandas passaram a ter em relação à MTV é o Arctic Monkeys, que lançou dois discos e se torna conhecido através da internet, sem ter suas músicas tocadas na emissora. “A MTV perdeu espaço e popularidade e está se reformulando, seguindo o padrão da MTV gringa. Hoje, uma banda nova tocar na MTV ajuda muito, mas não quer dizer que vá tocar na rádio e fazer sucesso. A influência é cada vez menor”, diz Miguel.