10.8.07

Samba, Esquema e Rock entrevistam Programa Garagem

(Entrevista que o pessoal do samba, esquema e rock fez com a Equipe Garagem, publicada no dia 10 de agosto de 2007.
As chaves no meio das respostas são os comentários deles)

Daí a gente topou no meio da Rádio com o pessoal do Garagem, programa que traz músicas de bandas independentes locais ou regionais ou nacionais ou internacionais do mundo todo, além de entrevistas, poemas e uma abertura que, hã... deixa. O programa é comandado pelo Thiago Soares, eterno estagiário do Rádio 1 (foi co’a gente que ele aprendeu tudo que o Garagem sabe), pela Lizandra Gomes, pelo César L. Miguel e pelo Alexandre Gaioto. Eles são bem novos, na juventude dos seus 19 anos e são bem sérios também. Eu não vou colocar o horário do programa aqui porque eu não sei. Nem no blog deles tem. Tem?

Daí a gente perguntou assim e eles responderam assim:

SAMBA É verdade que o Garagem quer ser o Rádio 1?
THIAGO Tanto é verdade que antes de começar o Garagem eu “trabalhei” no Rádio 1. Porém me descobriram e me demitiram.
GOMES Aquele programinha indie?! Nem morta... [Ah, você gosta, vai... Mó indie vocês!]
CÉSAR
A única [É a única? Achei que fossem mais coisas.] coisa que eu invejo o Rádio 1 é que eles levaram uma banda inteira pra dentro do Estúdio B. Isso é uma coisa que eu ainda não engoli. [É verdade. Baixo, duas guitarras, bateria, cinco da banda -- o De.Lorean -- e a gente lá dentro. Quem conhece o famoso Estúdio B das suntuosas instalações da Rádio Universitária Cesumar FM sabe o que isso significa.].
GAIOTO Como diria Humberto Gessinger: “Carlos Maaaltz!”.

ESQUEMA É verdade que o Garagem quer derrubar o Rádio 1?
THIAGO Isso nós já fizemos.
GOMES Com certeza, aquele programinha indie...
CÉSAR Nunca foi nosso objetivo, mas fico feliz que o fizemos.
GAIOTO Elias Gomes de Paula seria encarregado de administrar as execuções no paredão.

[Todas as respostas acima não condizem com a realidade. Que jornalistas s(er)ão vocês?!]

ROCK
Aquela abertura do Garagem, com a coisa de toca uma e tal... a gente ouviu e chegou à conclusão de que é um estímulo à masturbação da juventude. É verdade?
THIAGO Não. Aquelas frases são clichês de bandas de Garagem. [Ah, tá...]
GOMES Sério?! [Não sei... é o que eu perguntei.]
CÉSAR Faltou uma crase ali antes de “masturbação”, cara. [Você viu que foi corrigido. Obrigado.]
GAIOTO Fale com o meu advogado.

SAMBA Aliás, como vocês conseguiram enganar o povo da Rádio e passar aquela abertura?, porque esse dias a gente ia tocar uma música do disco novo da Orquestra Imperial, "Ereção", e eles não deixaram. Masturbação pode, mas ereção não...
THIAGO Não enganamos.
GOMES Hã?
CÉSAR Eu não costumo ir à Rádio, também não sei.
GAIOTO Dr. Renato Rezende. Contato: 44 9115 8099.

ESQUEMA Qual programa vocês gostam mais, do Garagem ou do Rádio 1?
THIAGO O que eu mais gosto é o Estação Jovem.
GOMES Eu não ouço nenhum dos dois. [Nem eu!]
CÉSAR O que eu gosto menos é o Garagem, tenho que ouvir cada um pelo menos umas três vezes.
GAIOTO Eu gosto do Manhattan Connection. [Mainardi?! Sempre desconfiei que você fosse um canalha, Gaioto! Hahaha! Mas aquela sua matéria sobre o show do Chico fez eu me enganar.]

ROCK Das bandas que vocês entrevistaram no programa, qual a pior de todas? E qual a pior de todas, todas, todas de Maringá?
THIAGO Só entrevistamos bandas boas. Na verdade, Maringá só tem banda boa. [Esse é um assunto pra uma possível próxima enquete.]
GOMES As piores bandas que a gente já entrevistou são as indies [Todas! Hahaha!] (menos Superguidis que o povo considera indie, mas eu não, porque é bom pra cacete!).
CÉSAR O Michels é meu amigo, cara, não vou falar da banda dele.
GAIOTO Certamente vou tergiversar.

SAMBA Qual o melhor disco de samba que você já ouviu?
THIAGO Não sei qual é o melhor. O último que eu ouvi foi um do Seu Jorge, mas não gostei muito. [Qual?]
GOMES Demônios da Garoa. [Boa!]
CÉSAR O melhor eu não sei, mas o mais caro foi um ao vivo do Chico que eu paguei uns 80 pila [Qual? Me empresta?]. Pra compensar comprei dois boxes de CDs de jazz por 16 pila cada um.
GAIOTO “Francisco Buarque de Hollanda” (1966). [Genial! Você não é um canalha, Gaioto. Aliás, já é a segunda vez que esse disco é citado nessas entrevistas.]

ESQUEMA O que vocês acham do Caetano Veloso?
THIAGO Acho ele um velhinho engraçado.
GOMES Eu acho que o Caetano é melhor que o Chico [Tá de igual pá igual, hein?]. Também dou graças a deus que ele cortou o cabelo.
CÉSAR Caetano não é melhor que Chico nem fodendo. Só gosto dos seus early days [Que vão até quando mais ou menos?]. Também acho que alguém devia avisar ele que ele não sabe fazer rock.
GAIOTO Desnecessário. O grande azar de Caetano nascer no país de Buarque.

ROCK Thiago, quantos anos você tem? Você tem artrose, artrite, cabelo branco, e outros males relacionados à velhice?
THIAGO Tenho 19 anos e minha saúde é perfeita. [Sincero, mas ele é tão sério que eu desconfio da resposta. Olha que resposta séria! Acho que ele é mais velho. Bem mais.]
GOMES É mentira, ele tem escoliose. [Hahahaha!]
CÉSAR Ele também tem uma coisa louca que é ficar desmaiando por aí. [Caso pr’um rehab.]
GAIOTO Ele resmunga pra caralho! Velho resmungão!

SAMBA O Gaioto vai ser o próximo astro da cena musical Maringaense?
THIAGO Não, o Gaioto só faz bosta. Desde sua extinta banda até seus projetos solos.
GOMES Prfff... Nunca, coitadinho!
CÉSAR Todo mundo sabe que o próximo astro da cena maringaense é o Três Centavos.Todo mundo. [A banda do Gaioto chama Três Centavos? Nunca ouvi, mas o nome é péssimo!]
GAIOTO Assim como Mozart e Chopin, fui classificado (ainda em tenra idade) como um gênio precoce. Com sete anos compus uma polonaise e uma marcha militar de notável resultado. Sou um gênio, admito.

ESQUEMA Falando nisso, o que você acham da cena maringaense?
THIAGO Acho muito unida. Todo mundo gosta de todo mundo, ninguém fala mal de ninguém. [Não falei que ele é sério?]
GOMES Acho que todo mundo promove a concórdia!
CÉSAR As bandas se reúnem pra falar mal da gente.
GAIOTO Vaidosa demais.

ROCK Outra dúvida que me deixa intrigado: quem corta o cabelo do César?
THIAGO Ele mesmo.
GOMES É verdade.
CÉSAR Tô pensando em abrir um salão, que achas, querido? [Continua com o Garagem...]
GAIOTO É o Jassa!

SAMBA Vocês entrevistaram o Moreira, que é um fake e tal e tá fazendo sucesso, parece. Vocês tão querem copiar esse blog também? Já não basta copiar o Rádio 1?
T
HIAGO Na verdade fizemos essa entrevista antes do blog de vocês existir, porém temos muita preguiça de atualizar o blog. [Você não dá risada nunca?]
GOMES Aquele bloguezinho de indie...[admitiu!]
CÉSAR Inclusive lembrei que tenho que publicar uma resenha de um show do Mister Lúdico e dos Tickets há uns dois meses. Tá lá no meu desktop pra eu não esquecer.

ESQUEMA
Brincadeira... Falando em Moreira, é verdade que o verdadeiro é quase igual (fisicamente) ao fake, só que loiro?
THIAGO A última vez que vi ele (que foi durante a entrevista) ele estava ruivo. Hoje já não sei.
GOMES Só Thiago tem intimidade com ele.
CÉSAR Ele não tem vitiligo?
GAIOTO Ouvi dizer que o Moreira é um esportista competitivo e enquanto desafia os colegas em eletrizantes partidas de bocha, grita furiosamente inúmeros palavrões em sânscrito.

ROCK Tem alguma banda de Maringá que vocês jamais levariam no Garagem? Por quê?
THIAGO Bandas que só fazem cover. Não tem uma que preste.
GOMES A gente já levou bandas ruins no Garagem [Nomes!, queremos nomes!], mas acho que bandas covers não flagram nada, como diria César L. Miguel.
CÉSAR Eu nunca levaria o Três Centavos. Eu não tenho carro e eles são muito chatos.
GAIOTO Tá tudo bem, tá tudo bom.

SAMBA Vocês pagam jabá pro jornal “O Diário”? [Pergunta acrescentada pelo próprio povo do Garagem. Não adianta revelar: vai ter de continuar pagando.]
THIAGO Sim. Todo mês enviamos quantias generosas para o Alonso.
GOMES Alguém tá pagando a minha parte, porque eu nem tava sabendo.
CÉSAR Eu pago pro Massalli. Tô tentando passar de ano. [Hahaha! Ele comentou mesmo...]
GAIOTO Além da quantia enviada mensalmente em duas malas pretas aos cuidados de Alonso, somos obrigados a marcar presença em eventos sociais que a prefeitura realiza em parceria com o jornal. Não é raro encontrar algum membro do Programa Garagem animando fartos almoços em comunidades carentes ou participando de tarde de autógrafos em pontos turísticos da cidade.

ESQUEMA Vai, pra terminar, achincalha alguma banda da cidade, só pra dar polêmica...
THIAGO Um dia, um rapaz muito simpático me disse: “vocês do Garagem precisam parar de promover a discórdia! Precisam promover a concórdia.” Segui os conselhos dele. Recomendo a todos que visitem Concórdia, é uma bela cidade.
GOMES Toda banda indie é pop [É verdade, vide o Justin Timberlake].
CÉSAR Nunca vi um show do Kicking Bullets, não posso falar com propriedade se é ruim ou não. Outra banda que eu pretendo nunca assistir shows é o Três Centavos. Dizem que o baixista é um tapado. Inclusive, eles vão tocar dia 23/08 no MPB e universitário com RA não paga. Mas isso não interessa, eu não vou. [Quero convites de graça; pra mim e pra toda população amiga que visita esse espaço ridículo.]
GAIOTO Depois de ser ameaçado por cartas (com textos escritos com letras recortadas de jornais e revistas, e com inúmeros erros gramaticais, diga-se de passagem), tomar uma sova no meio da rua não me pareceu uma coisa muito bacana. Os diversos telefonemas a cobrar (malditos!) fizeram com que muitos amigos ficassem preocupados com a minha integridade física. Desde então, o meu advogado pessoal, doutor Renato Rezende, aconselhou-me a não criticar nenhuma banda “por mais ruim (sic) que seja, Alexandre, diga sempre que tá tudo bem, tá tudo bom”.

ROCK Obrigado.
CÉSAR ‘Nada, ouçam Jaco Pastorius, Chick Corea e Victor Wooten. [Legal!]

Um comentário:

Luiza Braz disse...

Ah, você é um dos frequentadores do Austregésilo foi para o céu, gostei do seu blog tbm!

^^